segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sequência de atividades de Movimento: Brincadeiras de Roda

Área de Conhecimento: Movimento

Tema da Sequência: Brincadeiras de Rodas

Faixa Etária: 3 a 5 anos


CONTEÚDOS
HABILIDADES
· Participação em atividades rítmicas como: Brincadeiras de roda e cantadas com representação original;
· Participar de atividades rítmicas e expressivas;
· Exploração de manuseios de materiais: Preensão;
· Explorar as possibilidades de manuseio com objetos;
· Vivências em formas de deslocamentos, locomoção e estabilização;
· Vivenciar diferentes formas de movimentos;
· Conhecimento corporal das partes para o todo.
· Familiarizar-se com o próprio corpo.
Atividades em sequência
Orientação Didática
1- Brincadeira de roda
1- Em circulo a professora irá dizer para os alunos andar lentamente e depois será feito variações como andar mais rápido e rodar de mãos dadas.
2- Brincadeira de roda: O cravo e a rosa
2- Em circulo os alunos irão cantar a música: o cravo brigou com a rosa/debaixo de uma sacada o cravo saiu ferido/e a rosa despedaçada/o cravo ficou doente/a rosa foi visitar/o cravo teve um desmaio/a rosa pôr- se a chorar; fazendo movimentos de bater palmas, pés e mãos as mãos dadas formando uma roda.
3- Brincadeira de roda: Tengo,tengo
3- Em circulo sentados os alunos irão cantar a música; batendo os pés e palmas.
4- Brincadeira de roda: Samba lelê
4- Em circulo os alunos irão dançar conforme a música samba lelê fazendo variações de normal, lento e rápido. Musica: samba lelê, está doente/ está com a cabeça quebrada/ samba lelê precisava é de uma boas lambadas/samba,samba o lelê/pisa na barra da saia o lalá.
5- Brincadeira de roda: Cachorrinho
5- Os alunos irão dançar a música cachorrinho em roda de frente com o seu amigo ao lado. Musica: Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal/Fica quietinho cachorrinho deixa meu benzinho entrar/ criolele e criolelelaá.
6- Brincadeira de roda: A alface
6- Em circulo os alunos irão dançar primeiro fazendo gestos devagar e depois mais rápido. Música: Alface! Ó alface! /Faça-se, ó faça-se/ Ó alface, afinal/ Faça-se o nosso almoço, face a face/Ó alface!
7- Brincadeira de roda: Trula birula
7- Os alunos irão dançar primeiramente sozinhos depois formará uma roda, os alunos irão bater palmas e de mão dadas aos amigos irão dançar para frente e para trás, de um lado e de outros. Os alunos também poderão dançar acrescentado os movimentos espontâneos na brincadeira. Musica: trula birula/ trula birula,há,há,há/ pra frente e para trás há,há,há/pro lado e para o outo há,há, há.
8- Brincadeira de roda: Bambu
8- As crianças, em roda, giram cantado a música: bambu tirabú/Aroeira, manteigueira /Tirará a(o)______/Para ser bambu. Ao ouvir o nome a criança entra no centro da roda ajoelhando se para ser o bambu. Depois que todos formarem o bambu, nomeiam- se novamente para se levantarem e formam a roda.
9- Brincadeira de roda: Cada macaco no seu galho
9- A professora fará uma grande roda com as crianças. Dentro dela terá vários círculos no chão. Ao comando da professora ou aluno em disser : “cada macaco no seu galho”, os alunos vão para os círculos.
10- Brincadeira de roda: A linda rosa juvenil
10- Em roda, batendo palmas, as crianças cantam a música: A linda rosa juvenil/vivia alegre em seu lar/um dia veio a bruxa má/e adormeceu a rosa assim/e o tempo passou a correr/e o mato cresceu ao redor/um dia veio o belo rei/que despertou a rosa assim/e os dois puseram se a dançar, a dançar; enquanto encenam os acontecimentos narrados na música.
11- Brincadeira de roda: Dois patinhos na lagoa
11- Com as crianças sentadas em roda, cantando a música: Dois patinhos na lagoa/começar a nadar, sem parar/ quando viram a minhoca, começaram a puxar/puxaram pra lá e pra cá/Até a minhoca arrebentar, reproduzir os gestos referentes, na parte em que os patinhos puxam a minhoca, as crianças dão as mãos e se balançam de um lado para o outro, até a minhoca arrebentar, momento em que soltam as mãos e as levantam.
12- Brincadeira de roda: Batata quente
12- Os alunos em circulo sentados no chão irão passar um objeto ou bola de papel e um aluno de olhos fechados dirá batata quente varias vezes, quando ele para de dizer, quem ficou com a bola será o próximo a falar batata quente e os demais irão passar a bola para o amigo ao lado e assim sucessivamente.
13- Brincadeira de roda: estátua
13- Em roda, as crianças vão cantar junto com a professora de mãos dadas: A casinha da vovó/cercadinha de cipó/o café está demorando/com certeza não tem pó/Brasil 2012/Quem mexeu saiu. Todos viram estatua e não pode ser mexer.
14- Brincadeira de roda: Pião
14- Os alunos em roda, todas as crianças, juntas representarão os acontecimentos da música, balançando-se e sapateando. Musica: O pião entrou na roda pião/roda pião, bambeia pião/sapateia no tijolo, pião/ roda pião, bambeia pião.
15- Brincadeira de roda: Camaleão
15- A professora pedirá que os alunos sentem em roda e escolham uma criança que será a cabeça do camaleão ou a própria professora pode ser, devendo andar em volta da outras crianças, que estão sentadas no chão a espera de ser chamado para fazer parte do corpo do camaleão.
16- Brincadeira de roda: Serpente
16- A professora iniciará chamando um aluno para compor o rabo da serpente e os demais em roda sentados irão aguardar a vez para ser chamado também até formar o corpo completo da serpente.
17- Brincadeira de roda: Escravos de jó
17- Sentados em círculo, no chão, cada criança deverá ter uma madeirinha nas mãos, que será passada conforme o movimento que a letra sugere na parte tira e põem, os alunos seguram e soltam no chão, na parte guerreiros com guerreiros passam para o amigo ao lado.

17 comentários:

  1. Amei sua sequência, quero fazer neste mês com meus alunos.Ana Clara

    ResponderExcluir
  2. Adorei acompanho sempre as postagens continue assim.Carol

    ResponderExcluir
  3. Eu sinceramente estava procurando brincadeiras de roda, achei em seu blog e vou fazer.Jessica

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, me ajudou muito com meus trabalhos da faculdade!
    Parabéns

    ResponderExcluir

Comentários são bases para uma grande construção: