quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sequência de atividades - Situações-Problema

Nível: Ensino Fundamental I


Objetivo: Analisar, interpretar e resolver  situações- problema envolvendo operações matemáticas.

Atividade 1: Painel de Hipóteses


Inicie a aula com uma roda de conversa e faça algumas questões problematizadoras para pensar sobre algumas situações-problema com os/as alunos/as. Para isso, faça perguntas como: Quantos somos hoje? Quantos meninos e quantas meninas? Pergunte à turma se alguma criança já teve algum problema. E se sabem o que significa a palavra problema. Converse com os/as alunos/as sobre os possíveis problemas enfrentados por eles/elas no dia-a-dia, tais como: pneu de bicicleta furado; brinquedo quebrado; conflitos entre colegas; dentre vários outros que possam surgir durante a conversa. Após esta sondagem, descubra as hipóteses dos/as alunos/as sobre o que significa a palavra problema. Aproveite este momento para fazer um painel com as hipóteses das crianças sobre o significado da palavra problema. Sugerimos que você professor/a utilize uma cartolina e na medida em que os/as alunos/as falem você escreva na cartolina construindo um painel. Neste momento, os/as alunos/as terão contato com a construção da escrita bem como com as idéias iniciais sobre o tema trabalhado. Faça uma exposição na sala de aula do painel.

Atividade 2:  Acróstico


A partir do que cada aluno/a levantou como hipótese sobre o que significa problema, aproveite para montar com a turma um cartaz com a fala de cada criança. Utilizando as hipóteses das crianças sobre o significado da palavra problema organize um acróstico. Para isso, sugerimos que você professor/a pergunte aos/às alunos/as se sabem o que é como se faz um acróstico. Caso os/as alunos/as não saibam, faça uma explicação e demonstre com exemplos o que é um acróstico. Tente instigar as crianças a dizerem uma palavra para cada letra da palavra problema que esteja relacionada com a temática.

Atividade 3: Situações-Problema do cotidiano da turma


Nesta atividade você professor/a precisa observar sua turma e descobrir uma situação-problema que pode ser tirada das observações. Elabore um problema que faz parte da realidade observada e leve para a turma resolver. É importante que a turma tenha oportunidade de realizar atividades com diferentes tipos de problema: de lógica, de enredo, com mais de uma solução, dentre outros, ao elaborar o problema coloque nome dos/as alunos/as da turma. Um exemplo de situação-problema que pode ocorrer no cotidiano de uma turma é:

Aline chegou à escola usando 5 pulseiras coloridas. Sua amiga Caroline lhe presenteou com mais 6 pulseiras. Vamos ajudar a Aline a descobrir quantas pulseiras ela tem no total?

Decida se o problema será resolvido individualmente, em dupla ou em grupo, sugerimos que você promova momentos diferenciados ao longo do ano para que o/a aluno/a possa vivenciar trabalhos individualmente e outros que possibilitem interação. Fale para a turma como você pensou a situação-problema e que cada aluno/a poderá resolver da forma como achar mais interessante. Por meio de desenhos, operações matemáticas, escrita, dentre outros. Entregue para cada criança uma folha com o problema e estimule a turma a resolvê-lo. Após a turma terminar, peça que cada criança, ou cada dupla ou grupo, caso a atividade tenha sido desenvolvida desta maneira, apresente para a turma como pensou para resolver a situação proposta e depois monte um varal, utilizando cordão e pregadores de roupa, com as atividades de cada aluno/a. Monte um varal na sala de aula para que as crianças possam visualizar os diferentes registros. Estimule a turma a perceber e analisar as diferentes formas de resolver um único problema.

Atividade 4: Elaborando Problemas


Com a turma organizada em grupos de quatro ou cinco crianças, explique para a turma que nesta aula cada grupo deverá tentar elaborar um problema, com seu auxílio professor/a, para que o outro grupo resolva. Retome com as crianças, oralmente, como resolver um problema. Quais etapas seguir, por exemplo, ler o enunciado com atenção, tentar imaginar a situação, dentre outras. Esta construção é importante para que as crianças percebam a relevância dos dados de um problema. Para esta atividade, distribua uma folha em branco para cada grupo e dê um tempo para a criação do problema. Depois de terminarem a elaboração do problema, os grupos trocam as folhas de atividade e tentam responder a questão proposta pelo outro grupo. Após todos os grupos encontrarem uma possível resposta, os problemas retornam aos grupos que os criaram para correção. Após, cada grupo que elaborou o problema deverá apresentar para a turma a avaliação dos resultados obtidos.

Atividade 5 : Situações problemas com operações

A PROFESSORA DE MARCOS PASSOU AS SEGUINTES SUBTRAÇÕES PARA ELE  RESOLVER:


 




Ao terminar de fazer, a professora pediu para registrar quantas subtrações foram pedidas para ele resolver?________.

Sugestões para o professor:
A leitura dos problemas com alunos no início da alfabetização
Quando os alunos ainda não são leitores o professor lê todo o problema para eles e, como leitor auxilia os alunos lendo o problema, garantindo que todos compreendam, cuidando para não enfatizar palavras chave e usar qualquer recurso que os impeça de buscar a solução por si mesmos. Mas há outros recursos dos quais o professor pode se valer para explorar alfabetização e matemática enquanto trabalha com problemas.

Um deles é escrever uma cópia do problema no quadro e fazer com os alunos uma leitura cuidadosa. Primeiro do problema todo, para que eles tenham idéia geral da situação, depois mais vagarosamente, para que percebam as palavras do texto, sua grafia e seu significado.

Propor o problema escrito e fazer questionamentos orais com a classe, como é comum que se faça durante a discussão de um texto, auxilia o trabalho inicial com problemas escritos:
·         quem pode me contar o problema novamente?
·         há alguma palavra nova ou desconhecida?
·         do que trata o problema?
·         qual é a pergunta?
Novamente o cuidado nessa estratégia é para não resolver o problema pelos alunos durante a discussão e também, não tornar esse recurso uma regra ou conjunto de passos obrigatórios que representem um roteiro de resolução. Se providenciar para cada aluno uma folha com o problema escrito, o professor pode ainda:
·         pedir aos alunos que encontrem e circulem determinadas palavras;
·         escrever na lousa o texto do problema sem algumas palavras, pedir para os alunos em duplas olharem seus textos, que devem ser completos, e descobrirem as palavras que faltam. Conforme as palavras são descobertas os alunos são convidados a ir ao quadro e completar os espaços com as palavras descobertas.
Em todos esses casos o professor pode escolher trabalhar com palavras e frases que sejam significativas para os alunos ou que precisem ser discutidas com a classe, inclusive aquelas que se relacionarem com noções matemáticas. Os problemas são resolvidos após toda a discussão sobre o texto, que a essa altura já terá sido interpretado e compreendido pela classe uma vez que as atividades que sugerimos aqui contemplam leitura, escrita e interpretação simultaneamente.



segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sequência de atividades de Movimento: Brincadeiras de Roda

Área de Conhecimento: Movimento

Tema da Sequência: Brincadeiras de Rodas

Faixa Etária: 3 a 5 anos


CONTEÚDOS
HABILIDADES
· Participação em atividades rítmicas como: Brincadeiras de roda e cantadas com representação original;
· Participar de atividades rítmicas e expressivas;
· Exploração de manuseios de materiais: Preensão;
· Explorar as possibilidades de manuseio com objetos;
· Vivências em formas de deslocamentos, locomoção e estabilização;
· Vivenciar diferentes formas de movimentos;
· Conhecimento corporal das partes para o todo.
· Familiarizar-se com o próprio corpo.
Atividades em sequência
Orientação Didática
1- Brincadeira de roda
1- Em circulo a professora irá dizer para os alunos andar lentamente e depois será feito variações como andar mais rápido e rodar de mãos dadas.
2- Brincadeira de roda: O cravo e a rosa
2- Em circulo os alunos irão cantar a música: o cravo brigou com a rosa/debaixo de uma sacada o cravo saiu ferido/e a rosa despedaçada/o cravo ficou doente/a rosa foi visitar/o cravo teve um desmaio/a rosa pôr- se a chorar; fazendo movimentos de bater palmas, pés e mãos as mãos dadas formando uma roda.
3- Brincadeira de roda: Tengo,tengo
3- Em circulo sentados os alunos irão cantar a música; batendo os pés e palmas.
4- Brincadeira de roda: Samba lelê
4- Em circulo os alunos irão dançar conforme a música samba lelê fazendo variações de normal, lento e rápido. Musica: samba lelê, está doente/ está com a cabeça quebrada/ samba lelê precisava é de uma boas lambadas/samba,samba o lelê/pisa na barra da saia o lalá.
5- Brincadeira de roda: Cachorrinho
5- Os alunos irão dançar a música cachorrinho em roda de frente com o seu amigo ao lado. Musica: Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal/Fica quietinho cachorrinho deixa meu benzinho entrar/ criolele e criolelelaá.
6- Brincadeira de roda: A alface
6- Em circulo os alunos irão dançar primeiro fazendo gestos devagar e depois mais rápido. Música: Alface! Ó alface! /Faça-se, ó faça-se/ Ó alface, afinal/ Faça-se o nosso almoço, face a face/Ó alface!
7- Brincadeira de roda: Trula birula
7- Os alunos irão dançar primeiramente sozinhos depois formará uma roda, os alunos irão bater palmas e de mão dadas aos amigos irão dançar para frente e para trás, de um lado e de outros. Os alunos também poderão dançar acrescentado os movimentos espontâneos na brincadeira. Musica: trula birula/ trula birula,há,há,há/ pra frente e para trás há,há,há/pro lado e para o outo há,há, há.
8- Brincadeira de roda: Bambu
8- As crianças, em roda, giram cantado a música: bambu tirabú/Aroeira, manteigueira /Tirará a(o)______/Para ser bambu. Ao ouvir o nome a criança entra no centro da roda ajoelhando se para ser o bambu. Depois que todos formarem o bambu, nomeiam- se novamente para se levantarem e formam a roda.
9- Brincadeira de roda: Cada macaco no seu galho
9- A professora fará uma grande roda com as crianças. Dentro dela terá vários círculos no chão. Ao comando da professora ou aluno em disser : “cada macaco no seu galho”, os alunos vão para os círculos.
10- Brincadeira de roda: A linda rosa juvenil
10- Em roda, batendo palmas, as crianças cantam a música: A linda rosa juvenil/vivia alegre em seu lar/um dia veio a bruxa má/e adormeceu a rosa assim/e o tempo passou a correr/e o mato cresceu ao redor/um dia veio o belo rei/que despertou a rosa assim/e os dois puseram se a dançar, a dançar; enquanto encenam os acontecimentos narrados na música.
11- Brincadeira de roda: Dois patinhos na lagoa
11- Com as crianças sentadas em roda, cantando a música: Dois patinhos na lagoa/começar a nadar, sem parar/ quando viram a minhoca, começaram a puxar/puxaram pra lá e pra cá/Até a minhoca arrebentar, reproduzir os gestos referentes, na parte em que os patinhos puxam a minhoca, as crianças dão as mãos e se balançam de um lado para o outro, até a minhoca arrebentar, momento em que soltam as mãos e as levantam.
12- Brincadeira de roda: Batata quente
12- Os alunos em circulo sentados no chão irão passar um objeto ou bola de papel e um aluno de olhos fechados dirá batata quente varias vezes, quando ele para de dizer, quem ficou com a bola será o próximo a falar batata quente e os demais irão passar a bola para o amigo ao lado e assim sucessivamente.
13- Brincadeira de roda: estátua
13- Em roda, as crianças vão cantar junto com a professora de mãos dadas: A casinha da vovó/cercadinha de cipó/o café está demorando/com certeza não tem pó/Brasil 2012/Quem mexeu saiu. Todos viram estatua e não pode ser mexer.
14- Brincadeira de roda: Pião
14- Os alunos em roda, todas as crianças, juntas representarão os acontecimentos da música, balançando-se e sapateando. Musica: O pião entrou na roda pião/roda pião, bambeia pião/sapateia no tijolo, pião/ roda pião, bambeia pião.
15- Brincadeira de roda: Camaleão
15- A professora pedirá que os alunos sentem em roda e escolham uma criança que será a cabeça do camaleão ou a própria professora pode ser, devendo andar em volta da outras crianças, que estão sentadas no chão a espera de ser chamado para fazer parte do corpo do camaleão.
16- Brincadeira de roda: Serpente
16- A professora iniciará chamando um aluno para compor o rabo da serpente e os demais em roda sentados irão aguardar a vez para ser chamado também até formar o corpo completo da serpente.
17- Brincadeira de roda: Escravos de jó
17- Sentados em círculo, no chão, cada criança deverá ter uma madeirinha nas mãos, que será passada conforme o movimento que a letra sugere na parte tira e põem, os alunos seguram e soltam no chão, na parte guerreiros com guerreiros passam para o amigo ao lado.

sábado, 5 de maio de 2012

Atividade: Ensino fundamental- Produção de Texto


Língua Portuguesa – 3º ao 4º ano

Produção de texto


1. Antes de realizar a produção de seu texto, leia a próxima canção e pinte com lápis de cor as palavras que rimam no final de cada linha.

A TARTARUGUINHA

Ouvi contar uma história.
Uma história engraçadinha
Da tartaruguinha, da tartaruguinha
Houve uma festa lá no céu
 Mas o céu era distante era distante e a tartaruguinha viajou
 Na orelha do elefante
 Quando a festa terminou
A bicharada se mandou
Quem viu a tartaruguinha
Quem viu? Lá do céu ela caiu, São Pedro o céu varreu
 E da pobrezinha se esqueceu
Ela disse eu quebrei toda
Ai meu corpinho está de fora
Como é que eu vou fazer Pai do céu?
Como vou viver agora?
Pai do céu juntou os caquinhos e colou
Mais bonita ela ficou!
A tartaruguinha. CD Eliana.
2. Escolha trechos da canção e, em cada quadro, faça
um desenho e escreva uma legenda para cada cena escolhida.








________________           __________________
________________           __________________
________________           __________________
________________           __________________
________________           __________________







_________________          __________________
_____________       _______________
_______________________         __________________________

______________________           _________________________
Produção de conto
  • Você percebeu que essa canção conta uma história. Só que ela está escrita em forma de poema: um verso embaixo do outro. A canção também apresenta rimas.
  • A sua tarefa é a de transformar a canção em um conto,
 ou seja, você vai contar a mesma história, mas não em forma de poema.
  • Para escrevê-la em forma de conto, siga as próximas orientações:
  • Produza o texto fazendo parágrafos e usando a linha até o final.
  • Escreva a história na seqüência apresentada na canção.
  • Conte sobre a fala da tartaruguinha quando se dirige ao Pai do céu. Peça ajuda ao seu professor para saber como escrever essa fala.
  • Você pode imaginar o que a tartaruguinha teria dito para os outros animais e enriquecer a sua história contando novos acontecimentos.
  • Dê um título para a história.
  • Atenção: não se esqueça de usar os sinais de pontuação. Você já sabe o que é ponto final, ponto de interrogação e de exclamação e porque são usados.
  • Antes de passar o texto a limpo, leia-o e faça uma avaliação de seu texto.
  • Faça o texto em folha avulsa.
AVALIAÇÂO DO PROPRIO ALUNO
Marque um X nos espaços em branco, conforme a orientação da tabela.

Realizei o que foi pedido

Não realizei o que foi pedido

O texto foi escrito em forma de parágrafos?
Eu usei pontuação?
As palavras estão escritas corretamente?
Dei um título à história?
Eu contei tudo o que era importante para o entendimento da história?

Orientações para o professor
  • Estabeleça critérios de avaliação, levando em conta o processo de aquisição da escrita de seus alunos. É natural que os textos apresentem questões relacionadas à segmentação de palavras, uso do espaço na folha, construção de parágrafos, omissão ou troca de letras e fonemas, pontuação. Desse modo, é importante combinar com os alunos alguns procedimentos para a produção, de acordo com o contexto de ensino–aprendizagem. Por exemplo, no primeiro bimestre os alunos estudaram, entre outros assuntos, o uso da letra m antes de p e b. O professor poderá eleger esse item na avaliação da ortografia combinando esse procedimento com os alunos.
  • Sem desprezar as relações entre estrutura e conteúdo do texto, é preciso considerar a não conveniência de avaliar tudo ao mesmo tempo. Por esse motivo, os critérios precisam estar claros e os alunos orientados a respeito dos principais procedimentos.
  • Para avaliar, você poderá adotar como base a auto-avaliação (tabela que os alunos preencherão) e verificar o que eles assinalaram. Ela ajudará a perceber se estão compreendendo os itens pedidos.
Respostas
Rimas da canção: engraçadinha / tartaruguinha; distante / elefante; terminou / mandou; viu / caiu; varreu / esqueceu; fora / agora; colou / ficou.