sábado, 1 de setembro de 2012

Atividades de linguagem oral e escrita diversas

LETRAS
LETRAS DO ALFABETO: jogos de alfabeto de materiais e tamanhos diferentes. letras móveis para o/a aluno/a montar espontaneamente palavras. bingo e memória de letras. atividades de escrita com letras.

 NOMEAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO: criar tiras com o alfabeto e figuras para serem materiais de consulta.

ANÁLISE DAS FORMAS POSIÇÕES DAS LETRAS: atividades de escrita para o/a aluno/a analisar, por exemplo, quantas pontas têm o h, quantas retas e utiliza no traçado do a, m, e, , quantas curvas temas letras c, p, etc.

VALOR SONORO – RELAÇÃO LETRA/SOM: jogos de memória com figura e letra inicial. bingo de  letras.

PALAVRAS
NOME PRÓPRIO: Crachá com nome e foto ou desenho (auto-retrato feito pelo/a alfabetizando/a). Montar o nome com letras móveis. Bingo de nomes, de fotos e/ou auto-retrato. Dominó de nomes (letra inicial / nome). Painel de chamada com cartões de nomes. 

 ANÁLISE DA LINGÜÍSTICA DA PALAVRA: Letra inicial e final, número de letras, letras repetidas, vogal, consoante. Atividades de escrita com palavras.
 MEMORIZAÇÃO DE PALAVRAS SIGNIFICATIVAS: Atividades de escrita. Listas de palavras. 

 CONSERVAÇÃO DA ESCRITA DE PALAVRAS: Atividades de escrita: complete, forca, enigma, “stop”, cruzadinha.Listas de palavras. 

FRASES E TEXTOS
 SENTIDO-DIREÇÃO DA ESCRITA: produção coletiva de listas, receitas, bilhetes, recados, etc (sendo o/a professor/a o/a escriba). ler para o/a alfabetizando/a (apontando sempre onde está lendo).

 VINCULAÇÃO DO DISCURSO ORAL COM TEXTO ESCRITO: leitura de história e reescrita espontânea individual ou produção coletiva. Escrita de história vivida pelos/as alunos/as.

 JUNÇÃO DE LETRAS NA FORMAÇÃO DAS SÍLABAS: listas de palavras.

 ATIVIDADES DE ESCRITA: complete, forca, enigma, “stop”, cruzadinha.