domingo, 30 de dezembro de 2012

Atividades de adaptação para inicio do ano letivo


Nível: Educação Infantil

Faixa etária: 3 a 5 anos

Chuvinha de papéis

Em roda, ao som de músicas calmas, a professora coloca papéis de diversas cores e texturas ao centro (jornal, revista, E.V.A., crepom, cartolina, entre outros). Ela também estimula os pequenos a manipularem e a rasgarem livremente os papéis. Em seguida, junta-se todos os papéis e joga-se para o alto, fazendo a chuvinha!

 

Segundo momento
         

             Após esse momento de diversão, no qual os pequenos expressam-se e sentem-se acolhidos na brincadeira, faz-se uma obra de arte utilizando os papéis. Podem ser feitas colagens diversas e também papel machê para fazer modelagens. Além dos papéis, a professora utiliza também tintas guache, plástica, pincéis e outros.

 

Esse animal sou eu  

A professora pedirá aos alunos que sentem em círculo e cada um escolha o nome de um animal. Depois, vai contar uma história em que cada um dos animais são citados e, quando isso acontecer, o aluno que escolheu aquele animal deve levantar e imitá-lo.

A bola do nome

Ao som de uma música, ir passando-a para os pequenos que estarão em roda. Quando a música parar, o aluno que estiver com a bola fala seu nome.

Túnel do tempo

Na entrada da escola é construído um túnel de TNT que desemboca em um espelho. Quando o aluno entra no colégio, a professora diz: “Entra no túnel e veja que tem algo especial no final”, No momento em que a criança se vê no espelho, a professora enfatiza o quanto a presença dela é importante.

A Caixa Mágica

As crianças ficam agachadas com o rosto para baixo, como uma caixa. A professora diz: “Abre as caixas e delas saem... (por exemplo, motos)”. Todos os alunos participantes imitam o objeto mencionado e faz o som e gestos correspondentes. Quando se diz: “Fecha a caixa”, todos voltam à posição inicial. A caixa abre de novo e sairá outros objetos, animais, etc.