quarta-feira, 31 de julho de 2013

Sequência didática de música para maternal



Tema: Jogos Sonoros

Conteúdos:
ü  Jogos e brincadeiras cantadas que envolvam movimentos corporais;
ü  Confecção de materiais sonoros para acompanhamento musical;
ü  Observação e identificação dos sons.
Habilidades:
ü  Participar de jogos e brincadeiras que envolvam musica e dança;
ü  Apresentar cuidado com o uso de materiais sonoros utilizados pelo grupo.

Atividades e orientações:

1- Passa bola
OD: As crianças em circulo e em pé cantam a melodia passando a bola uma para a outra. Quando terminarem de cantar a criança que ficou com a bola canta o próprio nome e pode se sentar, a brincadeira irá acontecer até que todas as crianças tenham se apresentado.

2- Cantando uma música
OD: As crianças em duplas e de mãos dadas cantam e dançam conforme a letra da musica. No final se abraçam.

3- Confeccionar um chocalho
OD: A professora irá apresentar aos alunos um chocalho, disponibilizá-lo em roda para que todos os alunos o manuseiem , em seguida irá propor a eles que cada um faça seu chocalho, que poderá ser feito com potinhos de Danone, ou suco, colocando dentro deles macarrão, cada aluno levará o seu para casa.

4- Somos parecidos
OD: As crianças dançam ao som de uma musica escolhida pela professora. Ao som de um chocalho grupam-se  e duplas de acordo com características determinadas pela professora,cor da roupa, por exemplo.

5- O Apito
OD: A professora irá levar para sala um apito que será apresentado em roda, a professora falará com os alunos das diversas formas que um apito pode ser utilizado como em jogos, para chamar atenção, no transito, e depois disponibilizará o apito para que todos os alunos possam utilizá-lo.

5- Dançando ao som de músicas
OD: As crianças dançam ao som de uma musica escolhida pela professora. Ao som de um apito seguiram a instrução da professora como darem as mãos umas as outras, ou se sentarem, entre outras possibilidades.

6- Som e silêncio
OD: As crianças dançam ao som de uma musica escolhida pela professora. Assim que a musica parar as crianças observaram o silêncio e farão como os coelhinhos ao entardecer sentarão no chão como se estivessem dormindo. O Silencio representará o entardecer.

7- Cantar em grupo

OD: A turma é dividida em dois grupos, a professora irá escolher uma música e combinar que cada frase um dos grupos irá cantar, alternando os grupos até o final da música.

Um comentário:

Comentários são bases para uma grande construção: