sexta-feira, 29 de março de 2013

Projeto Infancia sem Racismo

NÍVEL: Educação Infantil


TEMPO ESTIMADO: O ano todo.

JUSTIFICATIVA: Preconceitos, rótulos, discriminação. É inevitável: desde muito cedo, os pequenos entram em contato com esses discursos negativos. Para que eles saibam lidar com a diferença com sensibilidade e equilíbrio, é preciso que tenham familiaridade com a diversidade - e não apenas em datas comemorativas, como ainda é habitual em vários lugares.

OBJETIVOS:

• Valorizar as culturas indígenas e africanas.

• Respeitar as diversidades culturais.

CONTEÚDOS:

• Heranças culturais africanas e brasileiras.

• Respeito às diversidades culturais.

ATIVIDADES:

RODAS DE CONVERSA

Reunir os pequenos em uma roda abre espaço para conhecê-los melhor. Para entender as relações de preconceito e identidade, vale a pena apresentar revistas, jornais e livros para que as crianças se reconheçam (ou não) no material exposto. A roda é o lugar de propor projetos, discutir problemas e encontrar soluções. Também é o melhor espaço para debater os conflitos gerados por preconceitos quando eles ocorrerem. Nessa hora, não tema a conversa franca e o diálogo aberto.

VÍDEOS E CONTOS

A contação de histórias merecem lugar de destaque na sala de aula. Ela é o veículo com o qual as crianças podem entrar em contato com um universo de lendas e mitos e enriquecer o repertório. Textos e imagens que valorizam o respeito às diferenças são sempre muito bem-vindos.

Sugestões de leitura: A cor da ternura, Geni Guimarães, 94 págs., FTD; A menina que tinha um céu na boca, Júlio Emílio Braz, 16 págs, DCL; Adamastor, o pangaré, Marianna Massarani, 24 págs., Melhoramentos; Betina, Nilma Lino Gomes, 24 págs, Mazza Edições; Bruna e a galinha d´Angola, Gercilga de Almeida, 24 págs, Pallas; Minhas contas, Luiz Antônio, 48 págs, Cosac Naif; O chamado de Sosu, Meshack Asare, 48 págs, Edições SM; O menino Nito, Sonia Rosa, 16 págs, Pallas; Princesa Arabela: mimada que só ela, Milo Freeman, 32 págs, Ática.

BONECOS NEGROS

As crianças criam laços com esses brinquedos e se reconhecem. É interessante associar esses bonecos ao cotidiano da escola e das próprias crianças, que podem se revezar para levá-los para casa. A presença de bonecos negros é sinal de que a escola reconhece a diversidade da sociedade brasileira. Caso não encontre bonecos industrializados, uma boa saída é confeccioná-los com a ajuda de familiares.

TOQUE

Mexer nos cabelos e trocar pequenos carinhos é uma forma de cuidar das crianças e romper possíveis barreiras de preconceitos. O trabalho com o cabelo abre caminho para estudar tamanho, textura, cor e permite aprender que não existe cabelo ruim, só estilos diferentes.
COMIDA

Pesquisar a história de alimentos de origem africana é um jeito de valorizar a cultura dos afro-descendentes. Melhor ainda se houver degustação, com o apoio da comunidade. As aulas de culinária são momentos ricos para enfocar as heranças culturais dos vários grupos que compõem a sociedade brasileira.
MÚSICA E ARTES PLÁSTICAS

A música desenvolve o senso crítico e prepara as crianças para outras atividades. Conhecer músicas em diferentes línguas, e de diferentes origens, é um bom caminho para estimular o respeito pelos diversos grupos humanos. E isso se aplica a todas as formas de Arte.

PRODUTO FINAL: Exposição dos trabalhos de pesquisas e confeccionados pelos alunos.

AVALIAÇÃO: Observe em brincadeiras e falas se as crianças aceitam bem a diversidade e se todos valorizam suas origens e a auto-imagem.

Fonte: Site revista Nova Escola

sábado, 23 de março de 2013

Sugestão de atividades recreativas para Páscoa


"Caça ao tesouro" com as crianças dizendo que o coelhinho da páscoa escondeu alguns ovos enquanto estavam dormindo ou enquanto estavam casa. A procura pode ser feita com a ajuda dos alunos maiores.

Brincadeira do quantos ovos?

coloque alguns ovos pequenos de chocolate em uma cesta e pergunte as crianças quantos ovos elas imaginam que possa ter lá dentro. A criança que acertar ganha todos os ovos.

Jogo de memória da páscoa

 Corte cartões com desenhos de ovos e coelhos diferentes e brinque de jogo de memória com eles.

Ache seu ovo correspondente

 Faça cartões com o desenho de ovos e coelhos, corte pela metade e distribua entre os alunos. Faça os alunos encontrarem sua metade e desenvolva outra atividade a partir daí em dupla.

Brincadeira do "Coelhinho da páscoa disse"

A professora diz: "Coelhinho da páscoa disse para pular em um pé só!" e as crianças devem imitar até a professora dizer para parar ou modificar o pedido. Pode dizer movimentos como: gire, caminhe de frente, de costas, sentado, imitando um coelho, imitando um coelho comendo chocolate...se a professora disser só “coelhinho da páscoa disse (sem a palavra para)”  fazer!!! as crianças devem ficar estátua. Perde ponto quem se mexer
· Os ovos do vizinho

 As crianças deverão ir até o campo do adversário e lá pegar os ovos para colocá-los no círculo do seu campo. Os ovos deverão ser transportados um de cada vez. Quando um dos jogadores que estiver transportando um ovo for tocado por um adversário ele deverá ficar parado no local até que seja "libertado" pelo toque de um companheiro de seu time. Quando um jogador estiver dentro do círculo seja de que campo for ele não poderá ser tocado.Vence quem conseguir transportar os seus ovos primeiro.

·  Onde está o coelhinho

 Coloca-se um coelhinho bem pequeno em um lugar discreto, mas visível. A medida que as crianças vão se aproximando do ambiente pede-se individualmente que procurem o coelhinho. Cada uma deverá sair na busca mas quando achar o coelhinho não deverá dar mostras disso, deverá discretamente sair e contar para o animador do jogo que o encontrou. Procede-se desta forma até que todos tenham encontrado o coelhinho.


·Hop, hop coelhinho

As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo. O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo à cada batida a palavra "hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "hop" . Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as açôes para nova rodada do jogo.. Hop, ho coelhinho

quarta-feira, 13 de março de 2013

Atividades para o momento do diversificado


Nível: Educação infantil

Faixa etária: 3 a 5 anos

 

Objetivos:

·        Exercer a autonomia, onde as crianças consigam realizar atividades sem ajuda ou intervenção contínua do professor;

·        Interagir e cooperar com os colegas.

·        Evitar o tempo de espera;

·        Oportunizar o trabalho individual e/ou em grupo;

·        Propiciar a livre escolha das atividades que deseja realizar;

·        Utilizar um procedimento aprendido;

 

Orientações Didáticas:

 

·        Planejar esse momento

·        Providenciar e disponibilizar os materiais necessários

·        Manter as mesmas propostas durante uma semana para que cada criança tenha oportunidade de experimentar todas

·        Apresentar os materiais e os procedimentos adequados

·        Definir o número de crianças em cada cantinho ( aqueles que não estão na mesa)

·        Permitir a livre escolha das atividades pelas criança

·        Os alunos irão escolher com quem querem trabalhar, mas cabe à professor a mediação, evitando exclusões

·        Cada criança passa por 1 ou 2 cantinhos a cada dia conforme o tempo que leva para realizar a proposta, as vezes ainda pode ter que concluir no dia seguinte se for uma pintura ou desenho mais elaborado

Atividades

·       2 mesinhas com desenho

·       2 mesinhas com pintura

·       2 mesinhas com massinha de modelar e acessórios variados (espátula, forminhas)

·       2 mesinhas de recorte e colagem

·       Canto de leitura com livros organizados e em ótimo estado de conservação

·       Canto de Faz de conta: cozinha, castelo, supermercado, pet shop, quarto do bebê.

·       Desenhar na lousa

·       Jogos de encaixe tipo lego

·       Jogos de matemática confeccionados para a turma: de percurso, de preenchimento, bingo de números,batalha, etc

·       Quebra-cabeça

·       Jogos de escrita
 

Fonte de pesquisa: Nova Escola

sábado, 2 de março de 2013

Sequências de LOE 1º Bimestre : MATERNAL , PRÉ I E Pré II


Maternal

LOE- Brincadeiras cantadas

Apresentação da brincadeira cantada: Conheço uma raposa
A professora cantará com os alunos a música: Conheço uma raposa
Que gosta de comer capim
De tanto comer capim,
Sua cabeça ficou assim
Assim, assim, assim, assim
- perna...
- barriga...
Nesta brincadeira, as crianças cantam a musica e na parte da cabeça remexe, mostrando como ficou, depois fazendo com a perna e a barriga.
 
Registro da música no blocão: Conheço uma raposa
 
  A professora irá escrever no blocão para os alunos acompanharem a brincadeira cantada: Conheço uma raposa
Leitura da brincadeira cantada no blocão: Conheço uma raposa
 Os alunos irão ler em coletivo a música Conheço uma raposa no blocão e depois irão acompanhar em sua folha de texto da brincadeira cantada.
Ilustrando a brincadeira
Os alunos irão ler novamente acompanhando no blocão e farão a ilustração.

 

Pré 1

LOE- Nomes

 Apresentação dos cartões com os nomes das crianças.
Em roda utilizando um quadro de pregas, apresentar cada nome devidamente identificado por sua foto. Será proposto que cada criança faça um desenho no cartão.
 Fazendo a chamada
Mostrar a ficha de chamada para os alunos. O dono da ficha deverá pegar a sua ficha e retornar para o seu lugar. Serão mostradas para a turma as fichas dos alunos ausentes.  
 Ouvir músicas que envolvam o nome do aluno. (Varias aulas).
 
Cantar música envolvendo o nome da criança com o apoio do cartão.
As músicas serão variadas:
A canoa virou,
Mamãe é uma bola;
Comeu pão na casa do João;
 Onde está meu nome
Distribuir os cartões na roda, todas as crianças deverá senta-se onde está o seu nome. Essa brincadeira deve ser realizada com música.
A Canoa Virou.
Formar uma roda com as crianças e colocar no centro da roda os cartões com os nomes. Cantar a música “A Canoa Virou...”. Ao ouvir seu nome a crianças irá ao centro da roda, ficando junto do seu cartão.

 

Pré2

LOE-Quadrinhas e rimas

 Apresentar para as crianças os seguintes quadrinhas.
Na roda, a professora mostrará os seguintes para quadrinhas para as crianças:
SOU PEQUENINA
CRIANÇA MIMOSA
TRAGO NAS FACES
AS CORES DA ROSA.
SOU PEQUENINA
DA PERNA GROSSA
VESTIDO CURTO?
PAPAI NÃO GOSTA.
 
BATATINHA QUANDO NASCE
ESPARRAMA PEPLO CHÃO
MEU BENZINHO QUANDO DORME
PÕE A MÃO NO CORAÇÃO.
 
 
 Contar estas quadrinhas uma de cada vez.
Para que as crianças se interessem pelas quadrinhas, a mesma será contada várias vezes, isso permite que elas elaborem as e fixem-na para depois recontar.
 Contar as quadrinhas com vários recursos.
Fazer uso de fantoches, fantasias, caixas de histórias, livros, que serão utilizados como recursos para contá-las.
 Recontar as quadrinhas
As crianças serão estimuladas a fazer o reconto das quadrinhas fazendo o ajuste do falado com o escrito.
 Listar as quadrinhas no sulfitão   
 A professora irá listar com as crianças as quadrinhas que serão trabalhadas com o grupo. 
Rimas das palavras
Pintar as rimas das quadrinhas.
Escrever palavras que rimam.
Completar as quadrinhas com palavras que rimam.

 

Avaliação: Observação e participação dos alunos
nas atividades propostas.