domingo, 24 de novembro de 2013

Atividades em roda de adivinhar

SACOLINHA COM OBJETOS COLOCAR VÁRIOS OBJETOS NA SACOLINHA DE ACORDO COM AS ADIVINHAS: FAZER VÁRIAS FICHAS COM ADIVINHAS, LER COM AS CRIANÇAS EM SEGUIDA, AS CRIANÇAS DEVERÃO ADIVINHAR PROCURANDO O OBJETO RELACIONANDO AS DICAS DAS ADIVINHAS. IMAGENS COBERTAS COM TIRINHAS COLAR UMA IMAGEM NUMA FOLHA, EM SEGUIDA CORTAR ALGUMAS TIRINHAS DE PAPEL E COLAR APENAS AS LATERAIS COBRINDO TODA A IMAGEM. AO APRESENTAR PARA AS CRIANÇAS, LEVANTAR AS TIRAS AOS POUCOS PARA QUE AS CRIANÇAS ADIVINHEM QUE TIPO DE IMAGEM ESTÁ EMBAIXO. IMAGENS VAZADAS COBRIR UMA IMAGEM COM CARTOLINA E DEIXAR ALGUMAS FORMAS VAZADAS PARA QUE AS CRIANÇAS ADIVINHEM O QUE ESTÁ EMBAIXO. ÁLBUM DE ADIVINHAS PESQUISAR ADIVINHAS COM OS PAIS. POSTERIORMENTE CONFECCIONAR UM ÁLBUM ONDE AS CRIANÇAS IRÃO ILUSTRAR E ESCREVER AS RESPOSTAS DAS ADIVINHAS. ADIVINHANDO ATRAVÉS DO TATO 1- COLOCAR DENTRO DE UM SAQUINHO UM OBJETO. 2- PEDIR PARA UMA CRIANÇA COLOCAR A MÃO PARA QUE, ATRAVÉS DO QUE ELA ESTIVER PERCEBENDO, PASSE AS DICAS PARA OUTROS COLEGAS: EX: UM CARRINHO: “TEM RODAS, É DURO...” UM URSINHO DE PELÚCIA: “É MACIO, É MOLE, TEM ORELHAS...” BRINCADEIRAS COM ADIVINHAS NA RODA 1- LEVAR UMA CAIXA OU SAQUINHO PARA A SALA, COLOCAR DENTRO UM OU MAIS OBJETOS, UMA IMAGEM OU UM LIVRO DE HISTÓRIA. 2- NA RODA A PROFESSORA DÁ AS DICAS PARA QUE AS CRIANÇAS ADIVINHEM O QUE É? O QUE É? 3-COMBINAR COM UMA CRIANÇA FORA DA SALA PARA QUE ELA ESCOLHA UM OBJETO E COLOQUE NA CAIXA. 4- PEDIR PARA ESSA CRIANÇA DAR AS DICAS PARA QUE OS COLEGAS ADIVINHEM. BRINCADEIRAS COM ADIVINHAS NA RODA 2 1- AS CRIANÇAS DEVERÃO ESTAR SENTADAS EM RODA. 2- UMA CRIANÇA É ESCOLHIDA PARA FICAR NO MEIO. 3- A PROFESSORA FIXA NAS COSTAS DA CRIANÇA QUE ESTÁ NO MEIO DA RODA UMA IMAGEM, QUE PODE SER DE UM ANIMAL, UM OBJETO ETC. 4- A CRIANÇA QUE ESTÁ NO MEIO PERGUNTA:É UM ANIMAL?TEM PENA?VOA? 5-AS CRIANÇAS QUE ESTÃO NA RODA RESPONDEM, ATÉ QUE A CRIANÇA QUE ESTÁ NA RODA ADIVINHE.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Escrita do relatório

- Evitar a repetição de palavras; - Utilizar linguagem clara; - Evitar a utilização de termos específicos da área de pedagogia visto que os pais são os principais interlocutores; - Ficar atento às questões de concordância, coerência e coesão do texto; - Evitar o uso de diminutivos como amiguinho, escolinha; - Falar sobre as faltas da criança alertando para o prejuízo que demandam; - Ao falar da alfabetização explicar com exemplos; - Evitar adjetivos como “dócil”, “teimoso” e tantos outros; - Dar exemplos dos avanços das crianças; - Citar as intervenções que foram efetuadas (pela professora); - Contemplar todos os eixos e atividades permanentes; - Escrever as falas das crianças entre aspas; - Ser pontual nas observações; - Particularizar cada criança, o “copia e cola” só vale para o cabeçalho e a finalização! Fonte : Site Nova Escola