quarta-feira, 24 de junho de 2015

SEQUÊNCIA: “DESLOCAMENTO NA SALA - TAPETES E MURAL DE EXPLORAÇÃO”


Atividade
Foco de observação
Materiais
Orientações Importantes
1. Exploração de papeis que serão afixados no tapete
- Como o bebê interagiu com o celofane?
- Levou o papel no rosto, amassou ou rasgou?
- Ficou feliz ao explorar o material ou chorou?
- Demonstrou interesse em pegar papeis de cores diferentes?
- Papel celofane de diversas cores
- Tapete de tecido ou feito com diversos retalhos.
- agulha e linha grossa ou barbante para costurar os materiais no tapete
- Antes de iniciar a exploração do papel celofane, confeccionar o tapete com retalhos de tecido resistente.
- Explorar o material no mínimo 3 vezes na semana, dando oportunidade dos bebês utilizarem papeis de diferentes cores.

2. Manipulação e exploração do plástico bolha
- Como o bebê reagiu ao contato com o plástico bolha?
- Levou à boca? Apertou? Assustou com o barulho?
- Deslocou-se pelo tapete ou ficou no mesmo lugar?
- Buscou no tapete o material exposto na atividade anterior?
- Plástico Bolha
-Tapete da atividade anterior
-Providenciar com antecedência o plástico bolha.
- É ideal que a educadora possibilite aos bebês oportunidade de explorar o plástico bolha em pequenos grupos.
- Explorar o material no mínimo 3 vezes na semana, dando oportunidade dos bebês utilizarem o tapete.
3. Exploração do vários tipos de esponjas (vegetal, de banho, de lavar louça)

- Que expressões o bebê fez ao tocar os materiais?
-Levou à boca? Apertou?
-Estranhou os materiais de texturas mais grossas?
- Esponja vegetal, esponja de lavar louça e esponja de banho.
-Tapete da atividade anterior
-Providenciar os materiais com antecedência.
-Deixar que as crianças explorem o material de acordo com o interesse de cada uma.
As educadoras devem Interagir com os bebês e estimular que possam também interagir com as outras crianças e com os materiais pregados no tapete
4. caixa de exploração de materiais macios (tecido felpudo e algodão)
- Os bebês dirigiram-se a caixa?
- Os bebês pegaram os materiais que estavam dentro da caixa?

- Caixa
-Tecido felpudo
-Algodão
-Tapete da atividade anterior
-Providenciar o algodão e o tecido felpudo com antecedência que será colocado dentro de uma caixa surpresa.
- Apresentar a caixa no tapete e incentivar os bebês a explorar os materiais.
-Os tecidos felpudos devem também ser costurados posteriormente no tapete.
5. Exploração de materiais diversos
- Os bebês exploraram todos os materiais?
- Quais materiais mais exploraram?
- Os bebês se olharam no espelho? Demonstraram gostar desta proposta?
- As crianças tentaram tirar o material do tapete?
- CD, tampinha de garrafa pet, descanso de panela, jogo americano, tampinha de garrafa Pet, espelho, escova de lavar mamadeira e argola.
- As tampinhas deverão ser previamente coladas no tapete.
- Os demais materiais deverão estar à disposição das crianças, em cima do tapete, para exploração.
- A educadora deve incentivar o bebê a olhar-se no espelho, brincar de perdeu-achou, brincar passando as mãos na argola e explorar os outros materiais já fixados, disponibilizados anteriormente.
6. Exploração de todos os materiais fixados ao tapete.
- Qual a reação dos bebês ao explorar os diversos materiais?
- Tentaram puxar os materiais do tapete?
- O bebê interagiu com o espelho?
- Tentou colocar a mãozinha dentro das argolas?
- Papel celofane, plástico bolha, esponja de lavar louça, tecido felpudo, algodão, CD, tampinhas da garrafa pet, descanso de panela, jogo americano, etc.
- Fixar no tapete todos os materiais já explorados com os bebês para manipulação.

7. Mural de atividades exploratórias (OPCIONAL)
- Os bebês puderam explorar os materiais disponíveis?
-Usaram mãos e pés para brincar?
-Algum material foi difícil para a manipulação dos bebês?
-Puderam exercer outra posição do corpo ao explorar? (ficar de pé, ajoelhado etc?)
- Demonstraram interesse nos diferentes sons produzidos pelos objetos disponíveis nos murais?
-Pedaço de papelão firme
- espelho
- calculadora
-pedaço de corrente de plástico
-concha de praia
-pena
-lixa
-corda
-botões grandes
-luminária de apertar
-interruptor
-hélice de ventilador
etc
- preparar o mural com antecedência, coletando todos os materiais a serem explorados;
-pregar os objetos com firmeza, de modo a não soltar nas mãos das crianças.
- A educadora deve incentivar o bebê a olhar-se no espelho, rodar os objetos possíveis de ter movimento, dar oportunidade dos bebês brincarem diversas vezes no mural, interagindo com eles.
(VER FOTOS)
Observações: Propor a mesma atividade no mínimo de 2 a 3 vezes. Os materiais deverão ser providenciados com antecedência, dando preferência a utilizar os ambientes externos da creche. Realizar as propostas no coletivo ou em grupos pequenos.
Após a apresentação de cada material, o mesmo deverá ser incorporado ao tapete, de forma que, até o final da Sequência, o tapete esteja todo montado com os diferentes materiais e texturas.
O registro das atividades poderá ser feito por meio de fotografias, filmagem ou por escrito.
A Atividade número 7, Mural de atividades exploratórias, foi indicado como opcional em virtude da quantidade de materiais a serem adquiridos pela Creche, porém oportuniza inúmeras e ricas experiências exploratórias aos bebês.