Volta às aulas prepare dinâmicas!


Dinânica1- De quem é o desenho?

Objetivo: Reconhecer o talento dos colegas.

Tempo: Cerca de uma hora, dependendo do tamanho do grupo.

Local: Uma sala suficientemente ampla com cadeiras para acomodar todas as pessoas participantes.

Material: Rádio com cd. Folhas avulsas de sulfite, lápis e borracha.

Desenvolvimento: O professor deverá fazer dois grupos de alunos em dois círculos na sala com as carteiras.

Colocar uma música e distribuir as folhas para os alunos que deverão desenhar qualquer coisa ou a critério do professor.

Quando o professor parar a música, os alunos deverão passar a folha para o colega da direita (a folha não deverá ter nome) até o professor dar o sinal de parar.

Na hora que chegar a folha na primeira pessoa do grupo esse mesmo colega tenta adivinhar de quem é o desenho.

Podem-se trocar as folhas entre os grupos ou não.

Se um do grupo acertar de quem é o desenho, o grupo ganha um ponto e se não acertar, um ponto para o outro grupo. E assim continua a brincadeira.



Dinânica2- De quem é o desenho?Tudo sobre mim

Objetivos : conhecer o participante, promover o auto-conhecimento e conhecimento do outro além de promover o relacionamento interpessoal e a autoconfiança.

Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:

a. O que eu mais gosto de fazer?

 b. O que menos gosto de fazer?

 c. Uma qualidade minha é:

 d. Um defeito meu é:

 e. Pretendo chegar a ser:



Procedimento: Cada participante receberá uma folha contendo o formulário.

Os participantes terão 15 minutos para responder.

Depois dos 15 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.

Dicas: Promover um ambiente agradavel e descontraído para que todos possam se apresentar.

Observar se o participante tem um bom auto-conhecimento, como reage as respostas de seus colegas.

Tempo de aplicação: 30 minutos

 Número máximo de pessoas: 10

 Número mínimo de pessoas: 2

Dinânica3- Conhecendo e aprendendo

Objetivos : promover a integração entre os alunos e professor, fortalece a comunicação e o relacionamento interpessoal dos estudantes.

Materiais: Um objeto pequeno, podendo ser uma bola por exemplo.

Procedimento: Formar um círculo.

Explicar aos alunos que será dada uma oportunidade para que aprendam mais uns dos outros.

Quem estiver com a bola deve passá-la á outra pessoa que deverá dizer seu nome e revelar algo diferente sobre si (uso lente de contato, por exemplo, ou tenho um cachorro).

Quando todos tiverem falado, explicar que na segunda rodada eles terão que passar a bola a alguém e dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada anterior.

Dicas: Observar quais alunos estão prestando atenção e conseguem lembrar das informações que seu colega falou. Caso algum tenha dificuldade, pedir que os outros alunos o ajude.

Apontar a importância de saber ouvir, que muitas vezes estamos muito preocupados com o que vamos dizer, que esquecemos de prestar atenção no que nos é dito.

Tempo de aplicação: 15 minutos

 Número máximo de pessoas: 20

 Número mínimo de pessoas: 4

Dinânica4- Cabra cega no curral

Objetivos: Propiciar um momento de integração e interação entre os participantes de modo divertido.

Material: Pedaço de papel em branco, caneta, saco plástico, pano preto para cobrir os olhos e cadeiras.

Procedimento:

Escreva tarefas para serem realizadas pelos alunos.

Recorte e as coloque dentro de um saco plástico para serem sorteadas.

Faça um círculo com as cadeiras e coloque os participantes nas mesmas.

Escolha o primeiro participante e coloque o pano sobre os seus olhos.

Coloque-o dentro do círculo e movimente-o de modo que perca a direção inicial.

O participante deverá ir para qualquer direção de modo que encoste em outro que estará sentado, este não deverá sair do lugar.

O participante que for tocado, deverá se apresentar e sortear uma tarefa a ser realizada por ele mesmo; o participante que já foi tocado não poderá repetir, de modo o que todos participem.

Dicas: Perceber se o grupo de alunos está se integrando. Estar vendo se o participante está motivado para a realização da atividade. Diversão e alegria são a base de bons relacionamentos.

Tempo de aplicação: 30 minutos

 Número máximo de pessoas: 40

 Número mínimo de pessoas: 10